Dia 1 de fevereiro, após um período de teste de duas semanas, publicámos a última versão do ETIM na plataforma buildingSMART Data Dictionary.
O que é o Dicionário de Dados buildingSMART?
O bSDD é uma plataforma de alojamento online para modelos de classificação de dados como o modelo de classificação ETIM. O bSDD é utilizado em inúmeros tipos de soluções de software utilizadas por projetistas e engenheiros na área da construção civil e indústrias tecnicamente relacionadas. É a forma perfeita de integrar o fluxo de dados ETIM nos modelos BIM.
Melhoramentos e novas funcionalidades do ETIM-10.0 também se refletem no bSDD
Na versão 10.0 do ETIM foram introduzidos Grupos de Caraterísticas, que permitem aos utilizadores organizar maiores listas de caraterísticas. É possível transferi-las como “etiquetas” para os Conjuntos de propriedades no bSDD. Ao navegar na visualização online do bSDD, as classes ETIM têm agora as suas Caraterísticas (“Propriedades” no bSDD) agrupadas de acordo com os Grupos de Caraterísticas.
Foram também introduzidas definições para todas as classes. Para as Caraterísticas, foram importadas as definições adicionadas ao ETIM 10.0. O conjunto de definições para todas as Características ETIM ainda não se encontra terminado, continuando a ser um tema de desenvolvimento prioritário.
Os “Linked Data” tornam-se uma realidade com a utilização do modelo de classificação ETIM
Outra caraterística interessante do ETIM 10.0 no bSDD são as atualizações relativamente aos “Linked data”. Através da ligação a outros modelos de classificação ou a outras classes ETIM, podemos fornecer uma maior conetividade ao modelo de classificação ETIM, desbloqueando milhões de registos de dados de produtos para a comunidade BIM disponibilizados depois globalmente através das empresas que adotaram as normas ETIM ao longo das últimas 3 décadas.
No ETIM 10.0, começámos a adicionar ligações ao IFC 4.3. Até ao momento, conseguimos ligar 97 grupos e 491 classes de produtos ETIM (de um total de 5799 classes). Nem todas as classes de produtos ETIM serão relevantes para o engenheiro BIM, mas deste modo encontram-se ligadas todas as classes relacionadas com o ETIM MC (uma nova norma para objetos genéricos parametrizados). A ligação de todas as classes ETIM ao IFC requer mais recursos do que os que podemos de momento disponibilizar, mas este continuará a ser um dos nossos objetivos a médio prazo.
Começámos também a testar mais exaustivamente a estrutura de dados acerca do conceito de “Porta”. Conseguimos ligar as classes ETIM não só à IFC, mas também a outros modelos de classificação tais como NL/SfB, Waternet, CCI construction e UniClass. E, para terminar, associámos as nossas próprias classes relacionadas com “Portas” a outras classes ETIM que partilhem algum tipo de relação. Este facto proporciona um excelente objeto de estudo para a comunidade buildingSMART, permitindo obter um feedback valioso para determinar quais serão os próximos passos.
Teste, confirme!
Pode navegar através do modelo de classificação ETIM utilizando a ferramenta de pesquisa online bSDD
Um bom ponto de partida para explorar a nossa amostra de “Linked data” poderá ser a classe ETIM “Porta interior” (completa com batente).
EC003535- interior door (complete with frame).
A ETIM International no buildingSMART summit em Singapura
(18-20 de março)
Benjamin Sjölander, Standardisation Manager at ETIM International estará presente em março, em Singapura, a representar a ETIM International na cimeira buildingSMART. A ETIM International, que representa um fluxo maciço de dados técnicos sobre produtos provenientes de fornecedores de todo o mundo, acredita firmemente na ligação desses dados da cadeia de abastecimento aos projetos BIM. A nossa parceria com a buildingSMART International é um pré-requisito importante para atingir este objetivo. Além da realização de uma apresentação, a viagem de Benjamin centrar-se-á em duas áreas chave: explorar a potencial expansão na Ásia e estabelecer uma rede de contatos importantes na região. Estará também disponível para discutir as nossas últimas publicações bSDD e recolher feedback.
Próximas publicações do ETIM no bSDD
O próximo passo da lista será a publicação das Classes de Classificação ETIM como um segundo dicionário de dados no bSDD. Fique atento a mais atualizações.