Tendências do comércio eletrónico para 2023

Chegados ao final de mais um ano, mais do que fazer balanços é importante acautelar o próximo. Tendo 2022, para a maioria das empresas do setor, sido o melhor ano em décadas, como é que poderemos manter esta performance?

Como é habitual, não há uma fórmula mágica. Cada empresa terá a sua “receita” para o sucesso. Há, no entanto, “ingredientes” comuns. Um deles será, indubitavelmente, o comércio eletrónico. Assim identificamos hoje algumas das principais tendências para dinamizar esta componente tão essencial:

2- Presença omnicanal

Ao contrário do que se pensa, a maioria dos clientes utiliza vários como fonte de informação, tanto acerca dos produtos, como da empresa que os vende antes de decidir comprar.

2- Serviço

É fácil de perceber porquê. O standard está elevado, graças às experiências proporcionadas pelas plataformas de comércio eletrónico globais. É perfeitamente natural que qualquer pessoa espere ter o mesmo nível de serviço (pré e pós-venda), quer esteja a comprar uma coleira para o cão, ou um variador eletrónico de velocidade.

3- Personalização

A componente emocional aquando da escolha de um fornecedor é influenciada em grande medida pela sensação de familiaridade que desenvolve com o fornecedor – e está é uma das pedras de toque para garantir a fidelização dos clientes.

4- Aplicação móvel

A grande maioria das compras (mais de 70%) são feitas através do smartphone. É muito importante manter uma presença online adequada à consulta e operação por este tipo de dispositivos. E a tendência é mesmo aumentar.

5- Sustentabilidade

Fornecer informações acerca das ações que uma empresa tem implementadas para reduzir a sua pegada ecológica é cada vez mais fator de desempate aquando da escolha de um fornecedor e dos produtos que comercializa.

Em quais dos pontos anteriores pode o ETIM servir de suporte? Em todos. Como? Esse é o ingrediente secreto de cada receita…

Rui Monteiro

#ETIM # AGEFE #comercioeletróncio #transformacaodigital

Photo by Ran Berkovich on Unsplash